Sincronizar perfis do Thunderbird (com U1)

Featured image

Os perfis do Thunderbird, nota prévia:

Cada perfil é guardado dentro da pasta pessoal do utilizador numa pasta com o nome ~/.thunderbird/ e por sua vez numa sub-pasta com o nome qualquercoisa.default.

Copiando essa pasta para ~/Ubuntu One/Configs/TB/omeuperfil ficamos com a informação do perfil disponível para aplicar em qualquer outro PC. Deste modo, basta realizar um procedimento simples para aplicar a informação dessa pasta basta seguir 2 passos:

  1. Criar um link simbólico dentro de **~/.thunderbird/**para a pasta no U1:
$ ln -s ~/Ubuntu\ One/Configs/TB/omeuperfil/ ~/.thunderbird/omeuperfil
  1. No ficheiro ~/.thunderbird/profiles.ini alterar o valor da variável Path associado ao [Profile] desejado de qualquercoisa.default para omeuperfil

Para evitar dores de cabeça convém esperar pela sincronização de todos os ficheiros antes de voltar a abrir o TB, para isso o indicator-ubuntuone ajuda muito (falarei sobre ele quando começar a listar todos os Indicadores que uso). Não é muito aconselhável (não façam mesmo!) abrir o TB simultaneamente em 2 PC.

Notas:

Este processo serve apenas para o utilizador que realiza estes passos.

Acredito que esta técnica também funcione noutros sistemas operativos com o Ubuntu One instalado (ou outro software de sincronização), corrigindo os caminhos para os ficheiros/pastas aqui apresentados.