Document Freedom Day 2014 (dfd2014)

Featured image

Foi preciso ter de preparar a minha próxima apresentação (para as  5ª Jornadas Informáticas do Instituto Politécnico de Leiria) para fazer contas: já passaram quase dois meses desde o dfd2014 - Dia da Liberdade Documental 2014.

Parece que foi ontem que, mais uma vez, fiz parte deste acontecimento que se assinala a nível mundial, no entanto, desta vez como orador.

Aceitei o convite do Adriano com enorme satisfação para partilhar com os presentes a minha experiência - igual à de tantos outros - na utilização de software livre nas acções de formação que costumo ministrar.

Durante cerca de 30 minutos dei conta de todos os aspectos positivos e negativos no dia-a-dia de um formador que utiliza exclusivamente software livre, dentro e fora da sala de formação, desde 2009.

Tive ainda a oportunidade de assistir às apresentações - de grande interesse para todos aqueles que, como eu, fazem questão de me manter informados/actualizados - do Alexandre Marreiros (HTML5 and the new Web Order), Sérgio Prazeres (Sistemas de informação geográfica em formatos Livres), Ana Branco (Documentação Livre na Administração Pública) e a curtíssima divulgação do Manual TIC e LibreOffice levada a cabo pelo Adriano Afonso.

A tarde terminou com um painel que contou com a participação do Rui Seabra, Adriano Afonso, Tiago Carrondo,  Sérgio Prazeres e Ana Branco.

https://ansol.org/dfd2014

http://documentfreedom.org/events/events.pt.html