Ubuntu Phone de relance: design e usabilidade
Este artigo pretende divulgar os aspectos fundamentais relacionados com design e usabilidade do Ubuntu Phone.
O slogan de toda a campanha Ubuntu Phone é «Life at your fingertips.» («A vida na ponta dos teus dedos») e representa o objectivo principal do Ubuntu Phone: oferecer conteúdos e serviços integrados ao utilizador, enquanto este desliza o dedo pelo ecrã.
A experiência de utilização do Ubuntu Phone foi pensada e desenvolvida tendo em conta os seguintes princípios de design:
- Experiência de utilização intuitiva;
- Facilidade de utilização;
- Simplicidade;
- Liberdade de barreiras;
- Acessibilidade;
- Segurança.
Em termos de usabilidade, a opção foi corajosa: não existe ecrã inicial ou botão para voltar ao início, mas não entre em pânico! Todo o sistema foi desenvolvido e pensado para tornar mais rápido e fácil o acesso ao que necessita: está tudo a um simples deslize de distância. Todos os limites do ecrã podem ser usados para navegação, facilitando a transição entre aplicações que se encontrem abertas.
Personalização é a chave. Quando o ecrã é ligado, o utilizador é reconhecido por ele com um infográfico personalizado que é construído com base na utilização do dispositivo. Este mecanismo evolui à medida que o telefone vai sendo utilizado e aprendendo sobre o seu utilizador e a forma como usa o aparelho..
Ao desbloquear o telefone - com um suave deslize - o utilizador, através do lançador, chega facilmente às principais funcionalidades do telefone. Um deslize curto, desde o limite esquerdo do ecrã, mostra o lançador e os seu componentes:
- Escopos;
- Marcador telefónico;
- Câmara;
- Galeria;
- Navegador de Internet;
- Mensagens;
- Contactos;
- Configurações.
Mais novidades, a partir as 13h no meu Twitter.