Ubuntu Phone de relance: design e usabilidade

Featured image

Este artigo pretende divulgar os aspectos fundamentais relacionados com design e usabilidade do Ubuntu Phone.

O slogan de toda a campanha Ubuntu Phone é  «Life at your fingertips.» («A vida na ponta dos teus dedos») e representa o objectivo principal do Ubuntu Phone: oferecer conteúdos e serviços integrados ao utilizador, enquanto este desliza o dedo pelo ecrã.

A experiência de utilização do Ubuntu Phone foi pensada e desenvolvida tendo em conta os seguintes princípios de design:

  • Experiência de utilização intuitiva;
  • Facilidade de utilização;
  • Simplicidade;
  • Liberdade de barreiras;
  • Acessibilidade;
  • Segurança.

Em termos de usabilidade, a opção foi corajosa: não existe ecrã inicial ou botão para voltar ao início, mas não entre em pânico! Todo o sistema foi desenvolvido e pensado para tornar mais rápido e fácil o acesso ao que necessita: está tudo a um simples deslize de distância. Todos os limites do ecrã podem ser usados para navegação, facilitando a transição entre aplicações que se encontrem abertas.

Personalização é a chave. Quando o ecrã é ligado, o utilizador é reconhecido por ele com um infográfico personalizado que é construído com base na utilização do dispositivo. Este mecanismo evolui à medida que o telefone vai sendo utilizado e aprendendo sobre o seu utilizador e a forma como usa o aparelho..

Eu na MWC 2017

Ao desbloquear o telefone - com um suave deslize - o utilizador, através do lançador, chega facilmente às principais funcionalidades do telefone. Um deslize curto, desde o limite esquerdo do ecrã, mostra o lançador e os seu componentes:

  • Escopos;
  • Marcador telefónico;
  • Câmara;
  • Galeria;
  • Navegador de Internet;
  • Mensagens;
  • Contactos;
  • Configurações.

Mais novidades, a partir as 13h no meu Twitter.