III Linux Install Fest da AICB

Featured image

No passado sábado, estive presente na III Linux Install Fest, a convite da Associação de Informática de Castelo Branco. Foi a primeira vez que tive oportunidade de abordar a temática das tecnologias open source num evento organizado fora dos grandes centros urbanos e fiquei agradado com a experiência.

Apesar de o número de assistentes ter ficado abaixo das expectativas, a verdade é que acabou por ser proveitoso para ambas as partes. A apresentação que tinha preparado rapidamente se transformou numa conversa que serviu para esclarecer dúvidas, apresentar perguntas e refletir sobre muitos dos factores que afastam os softwares livres da maioria da população, apesar de, cada vez, se apresentarem como a alternativa perfeita aos pagos. É gratificante verificar como o interesse em relação a estes sistemas operativos está a aumentar, paralelamente ao empenho em torná-los cada vez mais acessíveis a qualquer utilizador. São experiências como esta que me fazem continuar a acreditar que o trabalho desenvolvido não tem sido em vão, porque nunca é em vão o que é feito com qualidade.

Não posso deixar de agradecer ao Carlos Campos, à Sandra Coelli e ao Ricardo Mostardinha, pela extrema amabilidade e disponibilidade.

Uma palavra especial para o Miguel Gomes por se ter disponibilizado a juntar-se a nós, tendo para tal sacrificado parte do seu fim de semana. Foi, sem dúvida, essencial a sua presença para que todos pudessem perceber que as tecnologias Open Source são acessíveis a todos os utilizadores e que conseguem responder a todas as necessidades. Obrigado, Miguel!

Espero que este género de iniciativas se contagie a outras associações, porque só dessa forma podemos desfazer mitos e levar as tecnologias open source a todos.