O tablet da convergência está quase aí (Ubuntu Insiders Hangout)

Featured image

Aconteceu, hoje, mais um Insiders Hangout e a palavra mais vezes repetida foi: convergência!

Com o aproximar da data do MWC16, chegou finalmente a confirmação que todos esperavam: vai ser apresentado/lançado o tablet da convergência; o já conhecido Aquaris M10 FHD vai ter uma Ubuntu Edition.

Mas não se trata apenas de um tablet com Ubuntu Touch, ele trará pré-instalados o LibreOffice, Firefox, gedit, GIMP, xChat e a possibilidade de descarregar e correr praticamente todas as aplicações disponíveis para Ubuntu Desktop. Esta nova versão torna também possível usar aplicações lado a lado, possibilitando, por exemplo ao utilizador navegar na Internet ao mesmo tempo que tira apontamentos num documento de texto, ou prepara uns slides para a apresentação do dia seguinte.

Juntado-lhe um teclado e um rato, o sistema converte-se automaticamente num interface em janelas tornando-o num equipamento com uma experiência de utilização idêntica à de um PC convencional; ligando-o a um monitor, torna-se num PC Ubuntu, tão simples quanto isto.

Numa altura altura em que o meu telefone pessoal é Ubuntu (Meizu MX4) e o meu telefone profissional também (bq E4.5), acumulando funções de hotspot (Wi-Fi ou USB), mal posso posso esperar pela comercialização deste novo equipamento, que será vendido para o mundo inteiro na loja da bq em data próxima ainda a definir.

Fiquem atentos aos próximos dias, vou publicar alguns guias e ferramentas que podem ajudar a aumentar as potencialidades do Ubuntu Phone.

E não se esqueçam que dia 10 sai a OTA9.5!