Ubucon Europa 2017 – Paris

Featured image

Entre os dias 8 e 10 de Setembro aconteceu em Paris a segunda edição da Ubucon Europa.

Ubucon é o evento promovido pela comunidade com mais importância e destaque no universo Ubuntu.

Este ano, a minha participação resumiu-se, por razões profissionais, ao sábado e domingo, mas nem por isso achei menos interessante. Este tipo de eventos tem vários objectivos sendo um dos mais importantes as apresentações que vão sendo conduzidas nas várias salas.

Sábado

No sábado tive a oportunidade de assistir à apresentação do Alejandro sobre os Slimbooks, uma marca espanhola de computadores portáteis que trazem Ubuntu pré-instalado. Foi interessante conhecer a oferta da Slimbook , saber que fazem envios para Portugal e que alguns dos seus modelos podem ser enviados com teclado português (para mais pormenores oiçam a entrevista ao Alejandro no Ubuntu Podcast Portugal ).

De seguida, aconteceu a gravação do Podcast Ubuntu y Otras Hierbas , um podcast em castelhano sobre Ubuntu, e não só, conduzido habitualmente pelos ilustres Francisco Molinero, Francisco Javier Teruelo, Fernando Lanero e Marcos Costales. Em Paris, esteve apenas o Marcos Costales e o Francisco Molinero.

O assunto Ubuntu Phone esteve muito presente ao longo de toda a Ubucon e um desses momentos foi a apresentação do Stefano Verzegnassi sobre o que tem sido feito na OpenStore e o que está previsto para breve.

Privacidade na Internet foi o tema escolhido pelo Marcos Costales para uma das suas apresentações e o tempo foi dividido entre demonstrações de como a navegação na Internet em sites “inofensivos” pode ser um verdadeiro atentado à nossa privacidade e alguns métodos que podemos usar para prevenir esse tipo de comportamentos cada vez mais frequentes na maioria dos sites e portais.

O Dustin Kirkland encheu a sala na sua apresentação sobre o byobu, que para muitos não passa de um “terminal com uma informação lá em baixo”, mas ele convenceu grande parte, ou talvez todos, os presentes de que pode ser uma ferramenta muito interessante para administradores, programadores e não só…

O dia terminou com a apresentação do Martin Wimpress sobre o Ubuntu Mate, que começou por falar na origem do Ubuntu Mate e naquela conversa informal entre os 2 na cozinha do Alan Pope, até às novidades preparadas para a próxima versão 17.10 que sairá no próximo dia 19 de Outubro.

Aproveitando que não estava a chover, e porque quem vai a Paris tem de ver a Torre Eiffel, fomos fazer um périplo pelos locais mais emblemáticos, a saber: Arco do Triunfo, Trocadero, Torre Eiffel, Champs Elisees, túnel Pont de l’Alma.

Domingo

O dia começou com a apresentação do Winael intitulada “Be Ubuntu” na qual falou sobre o modo de vida e as formas de participação e envolvimento dele na comunidade, em projectos e eventos relacionados com Ubuntu, dando algum destaque aos Ubuntu Phone Insiders.

Para os mais distraídos, eu e o Diogo Constantino fazemos há cerca de 3 meses o Podcast Ubuntu Portugal que não tem passado despercebido à comunidade Ubuntu espalhada por todo o mundo, mesmo junto daqueles que não falam a nossa língua. Fruto disso, fomos convidados para integrar o Mashup Show cabendo-me a mim representar a equipa. Foi uma hora gravada em frente a uma plateia de fãs dos vários podcasts (Le Ubuntu Podcast, The Ubuntu Podcast, Podcast Ubuntu Portugal, Ubuntufun.de) e contou com a participação dos fantásticos Rudy, Wimpy, Alan, Eu, Max e Marius. Será publicado nos próximos dias no feed do Podcast Ubuntu Portugal.

E assim terminou para mim a Ubucon Europe 2017 , chegou a hora de apanhar o metro para o aeroporto. Apesar de não poder ficar para assistir à <em>keynote</em> do Dustin Kirkland sobre a próxima LTS tenho esperança que seja gravada para poder assistir quando chegar a casa.

Aguarda-se para breve o anúncio da próxima Ubucon Europa sendo as localizações mais prováveis: Espanha, Reino Unido ou Portugal.

Até para o ano!