A Comunidade Ubuntu Portugal está viva e recomenda-se!

Featured image

A semana passada foi muito especial e importante para todos os que estão a ler este texto agora! A Ubucon Europe 2019, que decorreu entre os dias 10 e 13 de Outubro, aqui bem perto, em Sintra, deve encher-nos a todos de orgulho. Quem lá esteve podia parar de ler agora, quem não esteve… não sabe o que perdeu!

Há pouco mais de um ano, eu e uns quantos loucos chegámos à Ubucon Europe 2018, em Xixón, com uma vontade inexplicável de fazer o mesmo em Portugal mais ainda sem recursos muito (leia-se, quase nada) definidos. Só tínhamos uma certeza: ia correr certamente bem.

Para que não caísse no esquecimento reservei um slide da minha apresentação «LoCo Portugal past, present and future» manifestando essa intenção! Não tenho a cronologia presente com pormenores, mas entre Abril e Novembro fizemos várias reuniões com potenciais entidades parceiras no sentido de fecharmos local e datas.

Poucos dias antes da Festa do Software Livre da Moita 2018 tivemos então a confirmação por parte do Centro Cultural Olga Cadaval, em parceria com o MU.SA - Museu das Artes de Sintra! A primeira pedra estava lançada, alguém tinha acreditado em dois tipos que representavam a Comunidade Ubuntu Portugal, confiando-lhes a responsabilidade de parte dos históricos e lindíssimos edifícios onde agora funcionam o Centro Cultural Olga Cadaval e o MU.SA - Museu das Artes de Sintra.

Passamos então à difícil tarefa de lançar a Ubucon Europe 2019, aqui em Sintra, que gostaríamos que fosse melhor do que todas as outras, por nenhum motivo em especial, mas apenas por uma questão de evolução. Nenhum de nós (Jaime Pereira, Gustavo Silva, David Negreira, Diogo Constantino e eu) tinha experiência na organização de eventos com estas características, alguns nunca tinham estado numa Ubucon! Juntámos o Lopo Lencastre ao grupo, ele tinha organizado o Drupal Dev Days em Lisboa.

Seguiram-se, então, cerca de 11 meses de muitas reuniões, quase sempre fora de horas; tempo a mais à frente de quadros do Trello; e-mails; telefonemas; discussões (poucas, felizmente); problemas pessoais graves; mudanças de emprego, e podia continuar…

Fomos à FOSDEM falar da Ubucon nos corredores, recrutar participantes, oradores, patrocinadores, parceiros. Conseguimos alguns, mas não foi certamente pelo nosso jeito para as vendas.

Mês após mês, aumentava a ansiedade, mas os planos cada vez mais se tornavam concretizações. Os apoios da Câmara Municipal de Sintra, TAP Air Portugal, Delta Q, Chalet12 foram fundamentais, permitindo começar a oferecer condições atractivas para quem quisesse assistir à Ubucon. As inscrições não paravam de chegar, Ubuntu entra como patrocinador principal, seguem-se a ANSOL, Ângulo Sólido, Libretrend e também MySQL.

Deixámos de ter a desculpa de que não vamos fazer isto ou aquilo porque não tínhamos dinheiro, o essencial estava coberto!

Faltavam as pessoas, os voluntários, mais ou menos apaixonadas pelo Ubuntu e/ou pela filosofia à volta dele. Pessoas com vontade de abdicar de algumas horas, ou dias, a fazer outra qualquer actividade, a troco de pouco mais do que a satisfação de ajudar/contribuir para esta árdua tarefa, um crachá amarelo e um cartão com o seu nome e a inscrição VOLUNTEER! A data aproximava-se e o panorama era preocupante, foi aqui que entrou o Henrique Azevedo liderando a tarefa hercúlea de recrutar e organizar um número suficiente de voluntários que permitissem assegurar o acompanhamento das visitas culturais pré-Ubucon e o bom funcionamento de quatro salas de apresentações durante quatro dias de conferência, bem como todas as micro tarefas inesperadas que sempre surgem, não esquecendo a montagem, na véspera, e a desmontagem.

A comunidade Ubuntu Portugal está mortiça, como é a opinião de alguns. Quem deveria escrever sobre o que por cá fazemos anda distraído, confundindo tecnologia com passeios de BTT numa das nossas lindíssimas serras nacionais. Todos foram informados, poucos decidiram dedicar uns minutos a promover/partilhar a informação do que ia acontecer. Deixo um obrigado muito especial à Fátima Caçador, por ter querido saber mais, pelo simpático artigo que escreveu e por tudo aquilo que ainda vai fazer no futuro.

Ainda assim, nos últimos dias que antecederam a Ubucon Europe 2019, em Sintra, a comunidade mostrou que está de boa saúde, bem acordada, e que até tem montes de amigos e simpatizantes. Somos Portugueses, deixamos é tudo para a última hora até dizer «presente»!

Pois a 4ª edição da Ubucon Europe teve uma participação massiva: 280 participantes, de 19 nacionalidades, 47 oradores e 31 voluntários ao longo dos 4 dias de Ubucon, mais 3 de pré-Ubucon. Fomos ouvindo rasgados elogios, mais do que os normais e esperados politicamente correctos. Fomos visitados por outras comunidades que quiseram ver e perguntar como conseguimos fazer tudo aquilo que deixava tantos de boca aberta, porque para o ano serão eles a tentar fazer tão bom ou melhor.

Mas esta publicação é para os voluntários, os tais que sentiram o apelo, directo ou indirecto, de contribuir e tentar fazer desta uma Ubucon memorável! Tentei durante os 4 dias passar a todos os retornos que me chegavam; era o mínimo, as palavras não eram só para mim. Apesar de tudo, não ficaria bem com a minha consciência se não escrevesse este agradecimento público em nome pessoal, mas também em nome da Comunidade Ubuntu Portugal.

Voluntários Ubuntu Europe 2019

Muito obrigado à Ana Catarina S Gonçalves, à Ana Figueiras, à Ana Maria Costeira, ao André Paula, ao Carlos Campos, ao David Negreira, ao Diogo Constantino, ao Diogo Figueira, ao Flávio Martins, ao Henrique Azevedo, ao Jaime Pereira, ao João Jotta, ao José Lapa, ao José Manuel Oliveira, ao José Veiga, à Kristina Trahnova, ao Luís Aguiar, à Luísa Mourão, ao Marcelo Martins, à Mariana Macias, ao Nuno Torres, ao Pedro Caetano, ao Ricardo Almeida, ao Ricardo Ramos, à Rute Correia, à tuttifruttihat, à Solange Bonifácio, ao Tiago Carreira, ao Tomás Dias e à Vera Carlos.

Obrigado e até breve!

Fotos: nerdzoom.de